As estimativas iniciais indicam que, aproximadamente, 450 milhões de pessoas no mundo sofrem de transtornos mentais , e de problemas psicossociais, como os relacionados com o uso abusivo do álcool e das drogas. O Brasil é o País com o maior número de ansiosos crônicos (9,3% da população de acordo com a OMS), e aproximadamente 30 milhões de brasileiros conhecem um familiar dependente químico. No Projeto Ondas a saúde mental depende da qualidade de vida, resgate das habilidades sociais, respeito próprio, relações interpessoais e do trabalho que formam a base estrutural para a construção de uma vida melhor. Dentro do processo geral de recuperação e tratamento de sintomas. A evolução na prática de atividade física e participação em um programa regular de exercícios, validam a importância dessa modalidade de intervenção efetiva no tratamento de declínios funcionais associados à doença mental. Quanto aos fatores psicológicos, os maiores benefícios incluem aumento da auto estima, melhora geral do humor, da percepção e da consciência corporal. Promove um alivio significativo nos processos de recuperação do uso de drogas e na redução de estados de depressão e ansiedade associadas a atividade física, as práticas ao ar livre, potencializam positivamente na busca da saúde mental. A terapia do surf, que combina os elementos terapêuticos do oceano com aventura do esporte, é uma nova opção reconhecida em todo o mundo por seus benefícios benefícios emocionais, fisicos e psicologicos.
A “terapia do surfe”, vem se expandindo pelo mundo , com adeptos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Portugal, Peru, Espanha entre outros, e tem se mostrado especialmente útil na cura de doenças psicológicas. A International Surf Therapy Organization (ISTO)é um coletivo dos principais profissionais, clínicos, pesquisadores e influenciadores de surfterapia do mundo , que trabalham juntos para avançar na compreensão no setor, por meio de pesquisas e apoio a mais de 50 projetos. A praia possui benefícios tanto naturais, devido ao sol e ao mar, como sociais. Esse universo de diversidade coletiva, que preza pelo respeito mútuo e harmonia entre os frequentadores, proporciona um ambiente seguro para recuperação de portadores de transtornos mentais e dependentes químicos. O sol traz benefícios para depressão e melhora na qualidade do sono. O surf é um esporte que precisa de disciplina, equilíbrio , concentração, ajuste entre o pensamento e o movimento, obrigando o individuo a superar seus próprios limites. Produz adrenalina, serotonina e endorfina. Ajuda a aumentar a auto estima, a organização de hábitos e noção de limites. A confiança é a chave para terapias alternativas como o surf. O mar não olha para você, não julga, não tem opiniões. O surfe é uma prática poderosa de atenção plena. Para surfar o desenvolvimento do equilíbrio é fundamental , e os praticantes precisam ter consciência dos seus corpos, suas pranchas e sua localização. Isto ajuda a promover a autoconsciência, uma ferramenta poderosa para ter uma vida saudável. No Rio de Janeiro a praia do Arpoador , devido as suas características naturais , sua história como um local iluminado para surf , sua diversidade de frequentadores , unindo todas as tribos humanas é o lugar ideal para essas atividades, promovendo com sucesso uma prática de saude mental positiva.
Realizar atividades terapêuticas ao ar livre compostas de duas etapas por sessão : AULA DE SURF associadas a RODA DE CONVERSA . Serão oferecidas aulas, acompanhadas por professores capacitados e terapeutas para os pacientes, existindo a opção de exercício fisico e adaptação ao ambiente através da prática da caminhada na areia e na interação com o mar.
AULA DE SURF INTERAÇÃO MAR CAMINHADA
Roda de conversa , orientada pelo terapeuta, com participação dos pacientes após a atividade física, relatando sentimentos, dificuldades e sensações experimentadas com a prática. Integração com o grupo ao ar livre e acompanhamento do processo de evolução terapêutico, diretamente ligado a essas práticas e seus benefícios.
DUAS VEZES POR SEMANA , NUM TOTAL DE TRÊS HORAS SEMANAIS
Aumento do interesse social, melhoria nas condições físicas, elevação de bem estar e maior adaptabilidade para enfrentar obstáculos. Primeiros passos com a prancha e as ondas do mar, inicio do aprendizado . Realização da avaliação 1.
Melhora significativa do humor e condições físicas, aumento do interesse social através da inclusão na prática, elevação do bem estar e maior adaptabilidade para enfrentar obstáculos. Dependendo da evolução o indivíduo pode começar a utilizar um prancha menor, ganhando mais autonomia.Realização da avaliação 2.
Interação social bastante positiva, aumento da alegria e bem estar, auto confiança elevada e fortalecimento da auto estima. O indivíduo evolui em sua autonomia na prática do Surfe.Realização da avaliação final.